O Ano Litúrgico e a Solenidade de Cristo Rei do Universo
11.11.2019 - 10:28:27 | 3 minutos de leitura

|Frei Ademildo Gomes | Brasil | Chama-se ano litúrgico a organização do ano como celebração progressiva do mistério de Cristo, isto é, desde a encarnação e nascimento até à ascensão, ao pentecostes e à expectativa da feliz esperança da vinda do Senhor (SacrosanctumConcilium, n.102). Ele fundamentalmente está organizado em dois ciclos: o tempo da páscoa e o tempo do natal. Intercalados por um período curto e outro mais longo, denominado de tempo comum.O ciclo do Natal, inicia com a sua preparação, o advento, e segue depois, com as festividades desse tempo, a própria solenidade do natal (liturgia que recorda a encarnação de Jesus) e as festas da sagrada família, de Maria Mãe de Deus, da Manifestação do Senhor (Epifania) e, por fim, do seu Batismo. Terminado esse tempo, temos um curto intervalo denominado de, tempo comum. Nesse tempo, nossa atenção na liturgia se volta para o início da vida pública de Jesus.
Após esse período, temos ciclo mais importante da liturgia, o ciclo da páscoa. Também no tempo da páscoa temos uma preparação, a quaresma, iniciada com a quarta-feira de cinzas, composta de cinco domingos, seguida pela Semana Santa e o Tríduo pascal, no qual celebramos a Páscoa de Jesus com uma única celebração, dividida em três momentos: ceia, paixão-morte e ressurreição. Esse ciclo continua com uma sequência de oito domingos, sendo o sétimo a ascensão do Senhor e o último, pentecostes. Uma vez encerrado esse tempo, o ano litúrgico continua com o tempo comum, agora de forma extensa. Essa parte maior do tempo comum começa com a festa da Santíssima Trindade, tem suas solenidades, festas e memórias , tais como: Corpus Christi, Sagrado Coração de Jesus, festividades de Nossa Senhora e dos Santos e Santas e, termina com a solenidade de Cristo Rei do Universo em fins de novembro e começo de dezembro.
No que corresponde às leituras bíblicas, o ano litúrgico é dividido em ano A, B e C.
Nesta divisão, cada Evangelho tem seu lugar próprio. No ano A, é lido o Evangelho de São Mateus; no ano B, lê-se o Evangelho de São Marcos; no ano C, lê-se o Evangelho de São Lucas. Quanto ao Evangelho de São João, ele é lido, de modo particular, em ocasiões especiais, isto é, festas e solenidades. Esse ano de 2019, foi para nós o Ano C, no qual, aos domingos, lemos o Evangelho de São Lucas. 2020 será para nós o ano A, portanto leremos o Evangelho de Mateus. Durante os dias de Semana, as leituras bíblicas são divididas de acordo com os anos pares e ímpares. Estamos, então, terminando o ano ímpar (2019) e vamos iniciar o ano par (2020).
Como já mencionamos, o ano termina com a Solenidade de Cristo Rei do Universo. No último domingo do ano litúrgico a Igreja proclama a glória de Jesus, o seu reinado. Porém, a liturgia nos mostra que seu reinado é completamente diferente dos reinados humanos e históricos. Seu reinado é do amor, da justiça, da humildade e do serviço. Sua glória está no seu mistério pascal. Seu trono é a cruz. A Igreja apresenta essa celebração do final do ano litúrgico para nos mostrar que essa é a meta de toda a liturgia, a glória de Deus, à participação de cada cristão, de cada cristã no reinado de Jesus. Pois, Cristo é o modelo para a Igreja e para todos os cristãos e também o centro da vida litúrgica.
- Consagração a São José 2025Consagração a São José 2025 na Paróquia Santa Mônica - LEBLON - Rio de Janeiro
21.03.2025 | 3 minutos de leitura
- 79 anos de história do Colégio Santo Agostinho do Leblon no Rio de Janeiro.
18.03.2025 | 1 minutos de leitura
- Creche Santa Rita celebra 39 anos de dedicação à Educação Infantil
17.03.2025 | 4 minutos de leitura
- ENCONTRO DO PROJETO SOCIAL POLICLÍNICA SANTA MÔNICA FORTALECE LAÇOS E RENOVA ESPERANÇAS
27.02.2025 | 3 minutos de leitura
- O Nascimento de Jesus Cristo pela Beata Anna Catharina EmerichNo final do século XVIII e início do XIX, surgiu na Alemanha a famosa mística Anna Catarina Emmerick (1774-1824), foi freira agostiniana, estigmati...
26.12.2024 | 5 minutos de leitura
- Nossa Senhora de Guadalupe: Um Manto de Amor e GraçaNossa Senhora de Guadalupe e nós, seus filhos amados, recebendo as graças sob o seu manto protetor, sob seu olhar de amor filial e divino! Assim sej...
23.12.2024 | 3 minutos de leitura
- Ritos de despedida de Dom José Luiz Azcona
20.11.2024 | 2 minutos de leitura
- Falecimento de Dom José Luiz Acona Hermoso, OAR - Bispo Emérito da Prelázia do MarajóNOTA DE FALECIMENTO "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá " (Jo 11,25)
20.11.2024 | 2 minutos de leitura
- Ordenação Sacerdotal de Padre Rafael Ferreira, OAR
20.09.2024 | 1 minutos de leitura
- Jornada Coração Solidário 2024 em Portel, PARÁ
17.09.2024 | 2 minutos de leitura